Vereador denuncia falta de apoio do Estado para translado de pacientes que falecem fora de Feira de Santana
Durante a sessão desta terça-feira (22), o vereador Lulinha da Gente (UB) fez um apelo na Câmara Municipal de Feira de Santana, denunciando a ausência de suporte do Governo do Estado para o translado de corpos de pacientes que falecem em hospitais de outras cidades, após serem regulados a partir de Feira.
Segundo o parlamentar, as famílias ficam desamparadas nesses momentos delicados, tendo que arcar sozinhas com os custos. “Uma senhora foi regulada para Rui Barbosa e, infelizmente, faleceu. A família teve que conseguir recursos, às pressas, para trazer o corpo para Feira”, relatou Lulinha, demonstrando indignação.
Ele criticou o fato de o Estado “levar os pacientes, mas não providenciar o retorno, principalmente em caso de falecimento”, mesmo com a existência do Hospital Geral Clériston Andrade, que é uma unidade de grande porte e referência na região. “É um absurdo. O retorno dos pacientes, assim como de seus acompanhantes, deveria ser garantido”, acrescentou o vereador.
Lulinha também reclamou da demora nas regulações para hospitais próximos. “As transferências deveriam ser para Salvador ou cidades próximas. Não faz sentido mandar pacientes para tão longe”, opinou.
Ele citou ainda o caso de um paciente com câncer de língua, cuja situação foi levada à tribuna da Casa. “Depois que fiz o pronunciamento, o paciente recebeu a ligação. A cirurgia está marcada para o dia 28. É um alívio, mas mostra como o acesso ao tratamento ainda depende de pressão política.”
Nenhum comentário