Últimas Notícias

Saúde pública de Feira de Santana realiza mais de 1,4 milhão de atendimentos nos primeiros 100 dias de governo

 A saúde tem sido uma das principais prioridades da atual gestão municipal em Feira de Santana. Nos primeiros 100 dias do governo do prefeito José Ronaldo, mais de 1.450.000 procedimentos, consultas e exames foram realizados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Fundação Hospitalar do Município.

Os dados abrangem atendimentos em todas as unidades da rede municipal, incluindo a Atenção Primária, Rede de Saúde Mental, policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ambulatórios especializados, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e o Hospital da Mulher.

As UPAs e policlínicas lideram os números na SMS, com 706.428 atendimentos registrados. Já a Fundação Hospitalar se destaca com a atuação do Hospital da Mulher, que contabilizou 1.775 partos — entre normais e cesáreas — consolidando-se como referência regional no atendimento às gestantes.



“Fila Zero”: missão cumprida antes dos 100 dias

Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, um dos principais desafios foi reestruturar a rede municipal e atacar diretamente o problema da fila de espera por exames e consultas especializadas.

“A missão que recebemos do prefeito José Ronaldo parecia impossível aos olhos de muitos. Não havia um banco de dados, não sabíamos a real dimensão da demanda. Graças ao esforço conjunto da nossa equipe, de instituições parceiras e de outras secretarias, conseguimos zerar a fila antes dos 100 dias”, afirmou o secretário.

Mutirões, reformas e mais acesso

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, também comemorou os avanços. Durante os 100 dias, foram promovidos diversos mutirões de atendimento dentro do projeto “Fila Zero”. Além disso, houve a ampliação da assistência ginecológica para adolescentes no Ambulatório de Saúde da Mulher Tânia Mota e a reforma do Ambulatório de Pediatria, já em fase final, com investimento de R$ 600 mil oriundos de recursos próprios.

“Estamos consolidando a Fundação como referência no atendimento às gestantes e na oferta gratuita de exames de alto custo, como densitometria e ultrassonografias. Também estamos valorizando nossos profissionais, com ações como a retomada da ginástica laboral no Hospital da Mulher, porque acreditamos que o cuidado começa com quem cuida”, destacou Gilberte.

Com ações estruturantes e foco na humanização, a gestão municipal de Feira de Santana segue apostando na eficiência e ampliação do acesso à saúde pública de qualidade.

Nenhum comentário