Últimas Notícias

Pablo Roberto participa do início das aulas no Colégio Wilson Falcão

 O Colégio Municipal Wilson Falcão, localizado no bairro Pedra do Descanso, iniciou oficialmente seu ano letivo de 2025 nesta segunda-feira (7), após a municipalização da unidade escolar, um desejo antigo da comunidade local. O ato, que contou com a presença do secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, marca a renovação do compromisso com a educação pública de qualidade na região.



A reabertura da escola é resultado de um esforço conjunto entre os moradores do bairro, que reivindicaram a municipalização da instituição ainda no início deste ano, com o objetivo de garantir o acesso à educação para os jovens da comunidade. Atualmente, 70 alunos do 6º ao 8º ano estão matriculados, e as matrículas continuam abertas, permitindo que mais estudantes possam ser acolhidos ao longo do ano.

A diretora da escola, Edian Queiroz, que também foi aluna da instituição, falou sobre a importância da reabertura e as adaptações necessárias para garantir o bom andamento do ano letivo.

"Devido ao início tardio do ano letivo, a reposição das aulas será feita através de um calendário complementar, que será divulgado em breve. Estamos trabalhando para que os alunos não percam conteúdo importante, e com o apoio da comunidade, tenho certeza de que vamos alcançar nossos objetivos", afirmou a diretora.

Edian também compartilhou sua emoção ao retornar à escola onde, no passado, foi aluna. "É uma emoção e um desafio muito grande. Fui aluna no ensino fundamental, uma parte da minha história e o processo de ser professora foi dentro desta escola, porque tive bons professores que me inspiraram. Hoje, retorno com o desafio de reabrir a escola, e isso é uma alegria imensa. Estou muito feliz", declarou emocionada.

O retorno da escola também foi marcado pela presença de figuras históricas da instituição. O professor e ex-vice-diretor da escola, Odelândio Mascarenhas Leite, esteve presente no ato de reabertura e relembrou com carinho sua trajetória na unidade.

"Esta escola faz parte da minha história de vida. Cheguei aqui em 1969, foram 36 anos de trabalho, fui professor, vice-diretor, e sempre trabalhei junto com esta comunidade maravilhosa. Quando soube que a escola seria fechada, fiquei muito triste. Mas, agora, ao saber que ela foi municipalizada e reaberta, sinto uma grande alegria. A escola não morreu, é como uma árvore que deu muitos frutos, e são esses frutos que estão recuperando a escola. É emocionante ver a escola bonita e reestruturada", relata emocionado.

Rosiele Dias dos Santos, moradora do bairro Jussara e mãe do aluno do 6º ano, Pedro Henrique, destacou a facilidade devido a proximidade. "Estamos muito felizes e gratos com a reativação do colégio. É mais cômodo para buscar e também levar meu filho", pontuou.

De acordo com o secretário de Educação, Pablo Roberto, a reabertura do Colégio Municipal Wilson Falcão é um marco para a educação no bairro Pedra do Descanso e representa a renovação da esperança dos moradores, que agora podem contar com uma instituição de ensino revitalizada e comprometida com o desenvolvimento de seus alunos.

"Com as matrículas abertas e uma equipe de profissionais dedicados, estamos confiantes de que conseguiremos melhorar o IDEB de Feira de Santana. Embora tenhamos enfrentado alguns desafios, como a escassez de professores, conseguimos convocar cerca de 200 para atuarem imediatamente. As carteiras começaram a chegar hoje e a partir de amanhã iniciaremos a distribuição. Também estamos contratando os cuidadores, ou seja, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para superar as dificuldades", destaca Pablo Roberto.

Nenhum comentário