Últimas Notícias

Fiéis lotam Catedral de Santana em celebração pela morte do Papa Francisco

 Feira de Santana, 21 de abril de 2025

Centenas de fiéis se reuniram no final da tarde desta segunda-feira (21) na Catedral Metropolitana de Santana para uma celebração especial em memória do Papa Francisco, falecido nas primeiras horas do dia no Vaticano. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro.



Em um momento marcado por emoção e reverência, Dom Zanoni destacou o legado do Sumo Pontífice para a Igreja e, em especial, para a arquidiocese feirense. “O Papa Francisco foi um verdadeiro pastor, que tocou corações e promoveu a justiça social. Ele deixa um legado imensurável”, afirmou.

A celebração reuniu fiéis de diversos segmentos da sociedade, além de autoridades como o prefeito José Ronaldo de Carvalho, vereadores, padres e representantes das paróquias da cidade.

Durante sua homilia, Dom Zanoni relembrou sua própria trajetória ligada ao pontífice: nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo coadjutor de Feira de Santana em dezembro de 2014, e assumindo como arcebispo metropolitano em novembro de 2015, sucedendo Dom Itamar Vian.

Outro marco importante do pontificado lembrado por Dom Zanoni foi a criação da Paróquia de São Roque, em 2021, no distrito da Matinha — a primeira paróquia quilombola do Brasil.

“O legado deixado pelo Papa foi grande, em diversos aspectos, sendo ele merecedor de todas as homenagens. Temos que rezar muito por ele e para que o próximo pontífice siga com uma atuação contundente, mantendo principalmente em alta a nossa fé e espiritualidade”, completou o arcebispo.

O Vaticano informou que o corpo do Papa Francisco será levado na quarta-feira (23) para a Basílica de São Pedro, em Roma, onde fiéis de todo o mundo poderão prestar sua última homenagem.

📸 Foto: Gledson Santos / Feira Em Foco

Nenhum comentário