Últimas Notícias

Feira de Santana vai receber duas unidades dos Coletivos Bahia pela Paz e o equipamento Convive

Secretários estaduais apresentam programa ao prefeito Zé Ronaldo, que garante parceria com o Governo do Estado para fortalecer ações sociais e de prevenção à violência

Na manhã desta terça-feira (15), os secretários estaduais Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos) e Adolpho Loyola (Relações Institucionais) se reuniram com o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, para apresentar o Programa Bahia pela Paz. A proposta, voltada à prevenção da violência e promoção da cultura de paz, inclui os Coletivos Bahia pela Paz — equipamentos intersetoriais que unem educação, cultura, segurança, assistência social e cidadania.



Durante o encontro, o prefeito reafirmou o compromisso da Prefeitura em colaborar com o Estado na execução do programa e destacou que a cidade será contemplada com uma unidade do Convive, estrutura financiada pelo Governo Federal e alinhada ao modelo do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). O terreno para construção já foi definido e as obras devem começar em breve.

“A cidade será beneficiada com ações de grande impacto social. A Prefeitura vai colaborar na construção de políticas amplas para os bairros atendidos”, afirmou Zé Ronaldo.

Felipe Freitas ressaltou que o envolvimento das prefeituras é essencial para a efetivação da proposta.

“As prefeituras são fundamentais para as ações de proteção social. O prefeito declarou total apoio à proposta. Em maio, o governador pretende visitar os Coletivos em Feira de Santana, junto ao Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Defensoria Pública”, destacou o secretário.

Os Coletivos Bahia pela Paz já estão funcionando nos bairros da Conceição e Mangabeira, e a parceria com a Prefeitura permitirá ações como busca ativa de beneficiários pelos profissionais da assistência social, envolvimento dos agentes comunitários de saúde e articulação com organizações da sociedade civil voltadas à juventude.

Além disso, Felipe Freitas comentou sobre outras iniciativas em curso para fortalecer a segurança pública em Feira, como a criação de novas unidades policiais, reformas em delegacias e a articulação com o Governo Federal para instalação de uma Delegacia da Polícia Federal no município.

O secretário Adolpho Loyola, da Serin, reforçou o compromisso do Estado em manter o diálogo com os municípios baianos.

“A orientação do governador Jerônimo é dialogar com todos os prefeitos. Só com participação e diálogo é possível enfrentar a violência e promover uma cultura de paz”, finalizou Loyola.

Nenhum comentário