Feira de Santana aplica mais de 26 mil doses da vacina contra a gripe; cobertura ainda é baixa
Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe em 31 de março, até esta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana aplicou 26.683 doses do imunizante. O número representa 35,82% das 74.480 doses já recebidas pelo município, divididas em duas remessas. A expectativa é que Feira receba cerca de 320 mil doses ao longo da campanha.
A vacinação começou de forma antecipada na cidade, uma semana antes do início da campanha nacional, que começou em 7 de abril. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Grupos prioritários
A vacina é destinada a diversos grupos prioritários, incluindo:
-
Idosos
-
Gestantes
-
Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos
-
Puérperas
-
Professores
-
Profissionais de saúde
-
Trabalhadores dos Correios
-
Motoristas do transporte rodoviário
-
Quilombolas
-
Pessoas em situação de rua
Estratégias especiais de vacinação
Segundo Verena Leal, chefe do setor de Controle Epidemiológico da SMS, a Prefeitura vem adotando estratégias específicas para garantir que a vacina chegue às populações mais vulneráveis.
“Criamos ações concentradas em entidades que acolhem idosos e também em povoados da zona rural, ampliando o acesso à imunização”, explicou.
Além disso, no próximo dia 22 de abril, será realizada uma ação específica para professores, na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Documentos necessários
Para se vacinar, é preciso apresentar:
-
Documento de identidade
-
Cartão do SUS
-
Caderneta de vacinação (se disponível)
Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Nenhum comentário