Últimas Notícias

Conclave 2025: Arcebispo de Salvador Dom Sérgio da Rocha é um dos cotados para suceder Papa Francisco

 A Igreja Católica Apostólica Romana entra em um dos momentos mais importantes de sua história recente: a escolha do novo Papa, após a morte de Francisco, ocorrida na segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. O Conclave, como é chamado o processo de eleição, reunirá 135 cardeais eleitores vindos de diversas partes do mundo.




Entre eles, está o brasileiro Dom Sérgio da Rocha, atual Arcebispo de Salvador, de 65 anos, que já embarcou rumo ao Vaticano para participar das reuniões preparatórias com os demais líderes religiosos. Ele está entre os nomes cotados internacionalmente para ocupar o posto de chefe máximo da Igreja Católica.

Segundo a CNN, Dom Sérgio é visto como o brasileiro “com maior potencial” para assumir o papado. Paulista de nascimento, mas com forte ligação com a Bahia, onde hoje é Primaz do Brasil, o cardeal integra órgãos importantes da Santa Sé, como o Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e a Congregação para os Bispos.

Como será a escolha do novo Papa?

Após o funeral e o período oficial de luto de nove dias, o Colégio Cardinalício se reunirá na Capela Sistina, no Vaticano, para a votação secreta. Apenas cardeais com menos de 80 anos participam do Conclave. O escolhido precisa obter dois terços dos votos para ser nomeado Papa.

O processo pode durar dias e a cada votação sem resultado, as cédulas são queimadas gerando fumaça preta. Quando um Papa é eleito e aceita o cargo, as cédulas são queimadas com um produto especial que gera a simbólica fumaça branca.

Favorito italiano e a presença brasileira

Apesar da presença brasileira forte no Conclave — com oito cardeais eleitores, incluindo nomes como Dom Odilo Scherer (SP) e Dom Orani Tempesta (RJ) —, o favorito até o momento é o italiano Pietro Parolin, de 70 anos, atual Secretário de Estado do Vaticano. Ele é visto como uma figura moderada, capaz de equilibrar forças progressistas e conservadoras dentro da Igreja.

Legado de Francisco

O argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi o 266º pontífice da Igreja e o primeiro latino-americano a liderar o Vaticano. Durante os 12 anos de seu papado, ficou conhecido por sua postura humilde, progressista e por defender os mais pobres e marginalizados.

Nenhum comentário