Últimas Notícias

Comércio de Feira de Santana Se Prepara para Semana Santa com Horários Especiais

 O presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sinconfs), Marco Silva, destacou a importância da Semana Santa para o comércio local, com ênfase nos setores de alimentos, bebidas, chocolates e presentes. Apesar de ser uma semana curta, ele ressaltou que será uma semana de grande movimentação, já que a tradição da Páscoa leva muitas pessoas a comprarem presentes e alimentos para a celebração com familiares e amigos.




Em virtude dos feriados consecutivos da Sexta-feira Santa, em 18 de abril, e de Tiradentes, em 21 de abril, Marco explicou que o funcionamento do comércio será diferenciado. Segundo o presidente do Sinconfs, conforme acordado em convenção coletiva, o comércio no centro da cidade estará fechado nestes dois dias. Já os estabelecimentos situados nos bairros e os shoppings terão permissão para funcionar normalmente, como estabelecido.

Marco também comentou sobre a possibilidade de um funcionamento parcial nesses dias. Segundo ele, não houve nenhuma solicitação formal de empresários para abrir nos feriados, sendo a Sexta-feira Santa um dia especialmente respeitado por sua importância religiosa, e a segunda-feira, feriado de Tiradentes, também não recebeu pedidos formais para abertura.

O grande destaque da semana será o Sábado de Aleluia, em 19 de abril, que, de acordo com Marco Silva, é atualmente o dia de maior movimento no comércio varejista de Feira de Santana. Ele explicou que, antigamente, a segunda-feira pós-Páscoa era o dia de maior movimento, mas hoje, o sábado é o principal. Durante esse dia, lojas no centro, bairros e shoppings estarão movimentados, com alto fluxo de clientes e premiações para os comerciários, que são motivados a se empenharem durante o período.

No domingo de Páscoa, embora o centro da cidade esteja autorizado a abrir, Marco acredita que as lojas não abrirão suas portas. Entretanto, os shoppings e estabelecimentos nos bairros estarão liberados para operar normalmente.

Marco também fez uma distinção importante, informando que os supermercados, mercadinhos e atacadistas não estão sob a representação do Sinconfs, mas sim do SindiSuper (Sindicato dos Supermercados). Embora o diálogo entre as entidades seja positivo, qualquer decisão sobre o funcionamento desses estabelecimentos durante os feriados deve ser tomada pelo SindiSuper e o Sindicato dos Comerciários (Secofis).

Por fim, o presidente do Sinconfs ressaltou a maturidade e o profissionalismo nas negociações com os trabalhadores e empresários. Ele explicou que, diferentemente de práticas antigas, os acordos com relação a feriados e horários de funcionamento do comércio são feitos de forma clara e consensual, sempre com o objetivo de garantir previsibilidade e segurança jurídica para todos os envolvidos.


Nenhum comentário