Últimas Notícias

Dona Romilda: Inspiração aos 82 Anos na 19ª OBMEP

 No último sábado (19), durante a segunda fase da 19ª OBMEP, uma história tocante chamou a atenção em Feira de Santana, na Bahia. Dona Romilda da Conceição, uma senhora de 82 anos, participou da prova, mostrando que nunca é tarde para aprender.



Ela interrompeu seus estudos na infância devido à mudança de seus pais para a zona rural de Santos Estevão e, anos depois, teve que adiar seu retorno à escola para cuidar de seus seis filhos e, posteriormente, dos netos. Em 2023, aos 81 anos, decidiu retomar seus estudos por meio do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e atualmente cursa o 7º ano do ensino fundamental na escola Dr. Clóvis Ramos Lima.


“Na zona rural, não tive acesso aos estudos; depois, casei e cuidei da minha família. Quando vi uma neta entrar na faculdade, percebi que era a minha vez de voltar aos estudos”, compartilhou Dona Romilda. “Sempre soube escrever meu nome, mas queria aprender a ler e entender o que estava assinando. Tenho a vontade de aprender e ir além.”


E “ir além” é exatamente o que ela tem feito. Dona Romilda compareceu à prova da OBMEP, onde Feira de Santana teve 2.401 alunos classificados para a última etapa. “Achei a prova bem difícil. Matemática é complicada mesmo”, confessou.


Para sua filha, Raine Silva da Conceição, 45, é gratificante ver o progresso da mãe. “Voltar a estudar é como tirar uma venda dos olhos. É uma experiência incrível e estamos muito orgulhosos dela. Enquanto muitos jovens desistem, ela está empolgada para aprender. Isso nos deixa muito felizes”, afirmou Raine, destacando que a disciplina favorita de Dona Romilda é História. “Ela sempre gostou de datas e memoriza bem. Os estudos estão ajudando ainda mais sua memória”, concluiu.

Nenhum comentário