Últimas Notícias

Deputado Binho Galinha homenageia Feira de Santana pelos 191 anos de história e desenvolvimento

 O deputado Binho Galinha prestou homenagens a Feira de Santana pelos seus 191 anos de emancipação política e administrativa, celebrados em 18 de setembro. Através de uma moção de congratulações protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar destacou a rica história da cidade, conhecida como Portal do Sertão.



Binho Galinha relembrou que a história de Feira de Santana teve início no século XVIII, quando Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, um casal de fazendeiros, construíram uma capela em suas terras em homenagem à sua santa de devoção, Senhora Sant'Anna. A partir da construção dessa capela, o local tornou-se um ponto de descanso para os tropeiros que faziam o trajeto entre o Porto de Cachoeira, então a vila mais importante da Bahia, e o interior do estado.


"Devido ao intenso movimento de pessoas, a comunidade cresceu e, em 1832, foi transformada na Villa do Arraial de Feira de Sant'Anna, nome inspirado na feira livre que ocorria na localidade e na santa que se tornou padroeira", relatou o deputado.


Ele também ressaltou que Feira de Santana foi elevada à categoria de cidade em 18 de setembro de 1833. "Hoje, é uma cidade acolhedora, com uma população de 657.948 habitantes, maior que a de oito capitais brasileiras, e um importante polo econômico, cortada por três grandes rodovias federais: BR-324, BR-116 e BR-101", destacou.


Binho Galinha também enalteceu a cidade como terra da heroína Maria Quitéria, do primeiro micareta do Brasil e do maior entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste. Ele finalizou parabenizando os feirenses, destacando seu espírito trabalhador e a importância histórica da cidade.

Nenhum comentário