Após Prisão de Esposa de Deputado, AL-BA Anuncia Criação de Conselho de Ética
Após a detenção de Maiana Cerqueira, esposa do deputado estadual Binho Galinha (PRD), pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (9), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) enfatizou que a criação do Conselho de Ética na Casa não pode mais ser postergada e que o colegiado "tomará as medidas apropriadas".
O foco principal da Comissão será o caso envolvendo Binho Galinha, apontado pela PF como o líder de uma milícia que pratica crimes como lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada na região de Feira de Santana, no Centro-norte baiano.
O presidente Adolfo afirmou durante a sessão plenária desta terça-feira que os membros do conselho serão definidos após uma reunião entre o líder da oposição, Alan Sanches (União), e o líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), prevista para o mesmo dia. Os nomes dos membros serão então publicados no Diário Oficial da AL-BA na quarta-feira (10), quando se espera que os trabalhos do Conselho de Ética se iniciem.
Adolfo enfatizou a necessidade de a AL-BA prestar esclarecimentos após um assunto de tal gravidade e diante de novas evidências provenientes da operação desta manhã. Ele ressaltou que a Casa não é responsável pela julgamento, mas tem o dever de estabelecer o Conselho de Ética.
O deputado Alan Sanches, líder da oposição, já havia feito indicações para os membros do conselho. Adolfo destacou que é uma questão séria e que os membros do conselho atuarão de forma independente, como determina a lei.
Nenhum comentário