Últimas Notícias

Sustentare Saneamento Coleta 18 Mil Toneladas de Lixo por Mês em Feira de Santana

A Sustentare Saneamento, uma empresa renomada no setor de limpeza urbana, tem desempenhado um papel fundamental na gestão de resíduos no município de Feira de Santana. O superintendente Sérgio Ojer revelou em uma entrevista ao Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News, que a empresa recolhe aproximadamente 18 mil toneladas de lixo por mês na cidade.


Com sede no estado de São Paulo, Feira de Santana é a única localidade na Bahia onde a Sustentare está presente. Ojer destacou que mais de mil funcionários estão envolvidos exclusivamente na coleta de resíduos na região.



"Cerca de 18 mil toneladas de lixo são coletadas por mês aqui na cidade de Feira de Santana. Sendo que entre os meses de dezembro e janeiro, este número aumenta por conta dos festejos, reformas, às vezes é o 13º que chega e as pessoas decidem fazer alguma mudança dentro de casa, trocar o móvel, e agora neste período da chuva, muitos moradores perderam coisas dentro de casa, o que também aumenta a quantidade de coletas. Atualmente nós temos quase mil funcionários, isso somente na parte da coleta, mas também nós temos outros colaboradores que trabalham em nossa Central de Tratamento que fica ali no bairro Nova Esperança, então nossa equipe é grande, porque trabalhamos 24h dividido por turnos, existem equipes que trabalham de domingo a domingo", afirmou Ojer.


O gestor da empresa ressaltou a existência de leis que regulam a geração de resíduos, especificamente sobre os chamados "grandes geradores", empresas ou instituições que produzem grandes volumes de lixo.


"Existem várias leis, a nacional de resíduos sólidos e a municipal, inclusive uma lei muito bem feita aqui em Feira de Santana, no qual relata um pouco os direitos e as obrigações que a gente tem com o lixo, ninguém quer gastar dinheiro e nem quer lixo na porta de casa, então um dos grandes pontos, é a questão dos grandes geradores. A lei diz que quem produz mais de 300 litros de volume ou 75kg, uma empresa com CNPJ, é responsável pelo próprio lixo", explicou.


Ojer esclareceu que a legislação incentiva as empresas a assumirem a responsabilidade pela gestão de seus resíduos, incluindo a reciclagem, o que contribui para a redução do impacto ambiental.


"A lei tanto no nacional, quanto no municipal incentiva as empresas a reciclarem, ou seja, que contratem uma empresa para coletar o seu lixo. Então, é maravilhoso que a empresa recicle, que faça compostagem e outro detalhe importante é que a lei me proíbe de recolher esse material, não é porque não quero, pois a lei já diz que a responsabilidade é do gerador do lixo", acrescentou.


Ojer concluiu destacando a importância da conscientização e da colaboração de todos os setores da sociedade na gestão adequada dos resíduos, visando a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade.

Nenhum comentário