Últimas Notícias

Hospital da Mulher de Feira de Santana alerta gestantes sobre os riscos da dengue durante a gravidez

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana está empenhada em conscientizar as mulheres grávidas sobre os perigos da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Para isso, está produzindo vídeos com um especialista em obstetrícia, os quais serão compartilhados nas redes sociais do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e da Fundação Hospitalar. O objetivo é fornecer orientações importantes às gestantes sobre os riscos e medidas preventivas contra a doença.



Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, enfatizou que as gestantes estão em um grupo de risco e, por isso, devem intensificar as medidas preventivas. Ela ressaltou que o Hospital da Mulher possui um protocolo de assistência para pacientes com suspeita de dengue, envolvendo diversos setores da instituição e a vigilância epidemiológica.


A médica ginecologista obstetra, Andréa Alencar, alerta que as gestantes diagnosticadas com dengue enfrentam maior suscetibilidade à forma grave da doença, conhecida como dengue hemorrágica. Ela ressalta a importância do acompanhamento pré-natal para todas as gestantes, independentemente de sintomas, e destaca medidas simples para evitar a picada do mosquito, como instalação de telas em janelas e portas, uso de roupas compridas e aplicação regular de repelente, seguro para gestantes.


Uma gestante residente na zona rural, Danielle Sales Pereira, expressou sua preocupação após alguns casos de dengue serem identificados entre seus vizinhos. Ela afirmou que seguirá as orientações da médica do Hospital da Mulher e espera que tudo corra bem.


Os principais sintomas da dengue na gravidez incluem febre, manchas avermelhadas na pele, dor muscular e abdominal, dores articulares, dor de cabeça, irritação nos olhos, diarreia e pequenas feridas na boca.

Nenhum comentário