Feira de Santana observa um aumento no número de beneficiários dos programas sociais
Feira de Santana tem visto um aumento significativo na atualização do Cadastro Único (CadÚnico), superando a média nacional. Isso resultou em mais famílias sendo contempladas com benefícios socioassistenciais do Governo Federal, totalizando 2.599 novos beneficiários e um total de 76.582 famílias cadastradas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
O Cadastro Único atualizado serve como porta de entrada para a manutenção ou concessão de benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Gás e outros programas sociais. No perfil dos beneficiários do Bolsa Família, observa-se que a maioria são mulheres, representando 59% do total, com idades entre 25 e 34 anos, recebendo um benefício médio de R$ 670,25. A atualização cadastral também permitiu que 1.422 famílias fossem contempladas com o Auxílio Gás, no valor de R$ 110.
A chefe da Divisão do Cadastro Único e Bolsa Família, Danusa Rodrigues, ressaltou a utilização da ferramenta tecnológica Observatório Social para realizar buscas ativas, evitando assim cancelamentos automáticos por parte do Governo Federal. Além disso, equipes estão realizando visitas nas residências dos beneficiários para manter os cadastros atualizados.
"Essa abordagem proativa tem destacado Feira de Santana em nível nacional", enfatizou o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito.
É importante ressaltar que o cadastro no CadÚnico deve ser atualizado pelo menos uma vez ao ano, com informações verdadeiras. Em caso de dúvidas, os interessados devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região.
Para realizar ou atualizar o cadastro, são necessários os seguintes documentos de cada membro da família: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento ou divórcio, declaração escolar e comprovante de residência (como conta de água ou energia).
O Governo Federal oferece diversos programas sociais para famílias de baixa renda, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programas Habitacionais, entre outros, que são fornecidos por meio do CadÚnico.
Nenhum comentário